Na abertura do Seminário Internacional Acolhendo Línguas Africanas, a UNEB reafirma, mais uma vez, sua liderança na disseminação da cultura africana e sua influência no Brasil.
A instituição baiana assinou um acordo de intercâmbio e cooperação com a Universidade Agostinho Neto, sediada em Luanda, capital de Angola. A parceria foi firmada na manhã de 29de agosto deste ano, durante a abertura do IV Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas (Siala), no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador.
“Este acordo promoverá uma importante troca de conhecimentos entre as culturas africana e brasileira. Vamos realizar intercâmbio de estudantes da graduação e trabalhos acadêmicos entre pesquisadores das duas instituições”, adiantou o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim.
Também compuseram a mesa de abertura o Secretário Municipal da Reparação (Semur), Adailton Lima, as Ialorixás Mãe Stella de Oxossi, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, e Mãe Valnizia de Ayrá, do Terreiro do Cobre, a Presidente da Comissão de Científica do Siala, Yeda Pessoa, a Coordenadora desta edição do evento, Leliana Sousa, e o diretor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I, Antônio Batista.
Cerca de 300 pessoas marcaram presença no primeiro dia do IV Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas (Siala), muitas de outras cidades e estados.O evento foi uma realização do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, e conta com o apoio do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da Universidade.
Deixe um comentário