A UNIME através das turmas de Psicologia entra com garra na Luta Antimanicomial, comemorado hoje, 18 de maio, com produção de banners, mural (com seus recados interessantes), folders e apresentação teatral nas turmas de outras disciplinas.
Sob a supervisão e orientação da professora Ana Luiza, os alunos conseguem mobilizar a atenção de alunos, funcionários e visitantes na unidade da Unime Paralela.
A Luta Antimanicomial defende a invenção de novas formas de vida e do direito de ser diferente. A luta tem como objetivo, buscar a construção de um modelo de saúde mental substitutivo, em detrimento às práticas manicomiais, nas quais as pessoas com sofrimento psíquico eram hospitalizadas e isoladas do convívio social, por serem consideradas uma ameaça à sociedade.
O surgimento da reforma Psiquiátrica, trouxe a necessidade de lutar pela interação entre a loucura e a sociedade, reforçando assim a cidadania como um direito de todos. Com isso, são implantados Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), fornecendo atendimento alternativo ao modelo hospitalar, que acima de tudo, preze pela integração da equipe multidisciplinar e a humanização dos serviços de saúde mental.
Tema de grande relevância social, educacional e também política, traz para todos uma reflexão quanto ao “modus operandi” de profissionais que atendem pacientes que apresentam distúrbios psiquiátricos ou psicológicos.
Muito boa iniciativa! Todos estão de Parabéns!
O seu comentário é um grande incentivo. Obrigada!
Fiquei muito feliz em ter participado do projeto e, surpreso com o acolhimento com que a mensagem foi recebida. Parabéns a todos! E registro minha satisfação com a iniciativa da Agência Experimental de Notícias do Curso de Jornalismo da Unime, Salvador!!!
A satisfação é toda nossa Pedro! Trabalhos importantes, iniciativas produtivas e equipes unidas visando o conhecimento, o aprendizado e divulgando trabalhos de grande relevância social, educacional e política.
Reblogged this on delcarmenmendez.