Entre 15 e 17 de setembro na Saladearte – Cinema do Museu bairro da Vitoria, a atividade irá discutir e avaliar o movimento LGBT, os estudos acadêmicos sobre a temática e as políticas públicas e identitárias desenvolvidas no Brasil após o marco histórico que deu origem ao Dia Mundial do Orgulho LGBT em 28 de junho de 1969.
O projeto irá reunir pesquisadores e militantes da temática, a exemplo de Júlio Assis Simões (Universidade São Paulo), Edward MacRae (Universidade federal da Bahia), Richard Miskolci (Universidade Federal de São Carlos), Berenice Bento (Universidade Federal do Rio grande do Norte), Luiz Mott (Grupo Gay da Bahia), Fernando Seffner (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Deco Ribeiro (Escola Jovem LGBT/Campinas).
Nos três dias de evento será discutido marcadores sociais da diferença (raça, gênero, classe, idade), direitos sobre o corpo e a saúde e desafios políticos atuais.
Confira abaixo a programação do evento.
15.09
15h – Mesa de abertura
16h – Mesa redonda: Os estudos e movimentos LGBT no Brasil pós-Stonewall
Coordenador: Dr. Djalma Thurler (professor do IHAC/UFBA)
Palestrantes: Dr. Edward MacRae (professor associado da Universidade Federal da Bahia, um dos autores do livro O que é homossexualidade), Dra. Regina Facchini (pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade de Campinas, autora do livro Sopa de letrinhas: movimento homossexual e produção de identidades coletivas no anos 90), Keila Simpson (vice-presidente trans da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
Debatedor: Dr. Luiz Mott (Grupo Gay da Bahia)
18h – 19h – coquetel e lançamento de livros
19h – Mesa redonda: Os estudos, políticas e direitos sobre o corpo e a saúde LGBT no Brasil pós-Stonewall
Coordenadora: Dra. Milena Brito (professora da UFBA)
Palestrantes: Dr. Wilton Garcia (tem pós-doutorado em Multimeios pela Universidade de Campinas, autor dos livros Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos e Homoerotismo & imagem no Brasil), Dra. Berenice Bento (professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Diversidade Sexual, Gêneros e Direitos Humanos), Dr. Fernando Seffner (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, autor de dezenas de textos sobre situações de vulnerabilidade a Aids, representações culturais das masculinidades homossexuais e bissexuais e gênero).
Debatedora: Tess Chamusca Pirajá (mestranda do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e integrante do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade)
21h30 – Bate papo com Larissa Pelúcio seguida de performances de transformistas no Bar Âncora do Marujo (Avenida Carlos Gomes, 809, Centro).
16.09
18h – Mesa redonda: Estudos, políticas e os marcadores sociais da diferença na comunidade LGBT no Brasil pós-Stonewall
Coordenador: Gilmaro Nogueira (mestrando do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e integrante do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade).
Palestrantes: Dr. Júlio Assis Simões (professor de antropologia na Universidade de São Paulo, atualmente pesquisa a produção social da diferença por meio da articulação das categorias de raça, gênero, sexo, idade e classe), Dr. Osmundo Pinho (professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, autor de vários artigos sobre relações raciais, identidades sociais, sexualidade e gênero), Dra. Larissa Pelúcio (autora do livro Abjeção e Desejo – uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de Aids, professora de antropologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).
Debatedor: Nilton Luz (integrante do Fórum Baiano LGBT)
21h30 – Show de Ginna de Mascar e Valerie O’rarah e confraternização na Creperia La Bouche, Beco da Off (Barra).
17.09
18h – Mesa redonda: Novas perspectivas e desafios políticos atuais
Coordenadora: Patrícia Conceição (mestranda do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e integrante do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade)
Palestrantes: Dr. Richard Miskolci (professor da Universidade Federal de São Carlos, coordenador do grupo de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações), Dra. Suely Messeder (autora do livro Ser ou não ser: uma questão para pegar a masculinidade, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidades – Diadorim/UNEB) e Deco Ribeiro (jornalista, educador, ativista e diretor da primeira Escola Jovem LGBT do Brasil, em Campinas).
Debatedor: Dr. Leandro Colling (coordenador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) e professor do IHAC/UFBA)
20h30 – Shows e festa de encerramento no Bahia Café Aflitos (Largo dos Aflitos, Centro) com a diva trans Claudia Wonder, DJ Chiquinho tocando as músicas que marcaram a comunidade LGBT, Cortejo Afro, Samba das Moças e Bagageryer Spielberg, em comemoração aos seus 25 anos de carreira, com as convidadas Dion, Sfat Auermann, Valerie O’rarah e Jubelíssima.
Serviço:
Onde: Saladearte Cinema do Museu – Av. Sete de Setembro, 2195, Museu Geológico da Bahia Tel: 3338-2241
Âncora do Marujo – Av. Carlos Gomes, 804, Centro. Tel: 3329-1833
La Bouche Creperia – Rua Dias D´Ávila, 25ª, Barra.
Bahia Café Aflitos – Largo dos Aflitos, s/nº – Mirante dos Aflitos Tel: 3329-0944
Quando: 15 a 17/09/2010
Inscrições: Inscrições para recebimento de certificados pelo extensaoihac@gmail.com de 16.08 até 13.09 (nome completo e curso/instituição)
Quanto: Entrada gratuita na Saladearte, Bahia Café Aflitos e La Bouche Creperia. Ingressos no bar Âncora do Marujo custam R$3.
Realização: Grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), ligado ao IHAC/CULT/UFBA.
E-mail: stonewall40anos@gmail.com
Contato: Assessoria de Imprensa – Patrícia Conceição (8837-0034) e Tess Chamusca (8801-6162)
Um evento de cultura como esse mostra o quanto a comunidade LGBT tem contribuído na sociedade. Na música, na dança, em Belas Artes, no teatro, na moda enfim, em todas as áreas podemos observar a influência e força que esse grupo tem. Essa contribiução reflete em uma sociedade melhor, mais justa e menos preconceituosa. Parabéns aos promotores desse evento.