A Federação Nacional dos Jornalistas, os Sindicatos de Jornalistas e o GT Coordenação Nacional da Campanha em Defesa da profissão programam manifestações de protesto com o lema “Já vai tarde!” e convocam a categoria a participar de mais um dia nacional em defesa da profissão e do Jornalismo.
No dia 23 de abril, sexta-feira, o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, deixará o cargo. Acabam assim os seus dois anos de mandato na Presidência do STF.
Serão diversas as formas de manifestação em vários estados. Na Bahia, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) pede aos jornalistas que usem roupas pretas em sinal de protesto contra Gilmar Mendes. O Sinjorba distribuirá tarjas pretas e uma praguinha alusiva à saída do Ministro da Presidência do STF.
“Sob sua gestão, o Supremo aboliu a Lei de Imprensa, transformando o Brasil no único país do mundo sem regulação para o setor, além de ser o principal responsável pela derrubada da exigência do diploma para o exercício do jornalismo”, registra a nota distribuída pelo GT Coordenação Nacional da Campanha em Defesa da Profissão às entidades, profissionais, professores e estudantes que apóiam o movimento.
Deixe um comentário