A ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de EAD) realizou nos últimos meses uma pesquisa com estudantes de 59 instituições de ensino superior que oferecem cursos pagos na modalidade EAD. Trata-se da primeira pesquisa do gênero realizada no país e que revelou números interessantes sobre esse tipo de oferta no país.
Apenas uma faculdade do país levou nota máxima de seus alunos quanto aos cursos a distância oferecidos – a FGV (Fundação Getulio Vargas). A pesquisa ouviu mais de 15 mil alunos de 59 instituições de ensino superior. Cerca de 30% dos cursos avaliados receberam notas 4 e 5, em uma escala que vai de 1 a 5.
Ao todo, 86% das faculdades estão dentro ou acima da média (com nota 3 ou maior), 12% tiveram nota 2 (considerada regular) e apenas uma ficou na pior classificação, a Unitins (Fundação Universidade do Tocantins), com nota 1,7. A universidade teve seu curso a distância descredenciado pelo MEC (Ministério da Educação).
Hoje, 197 instituições oferecem ensino superior a distância, de acordo com o Censo 2009 da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). O estudo da ABE-EAD considerou somente as faculdades particulares que tinham turmas de graduação funcionando há pelo menos seis meses.
Maiores informações: ABEAD
Deixe um comentário